wordpress

WordPress

O que é WordPress?

WordPress é um CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) usado por mais de 30% dos sites no mundo. E a plataforma continua a crescer rapidamente.

O Que é um CMS?

Uma aplicação que permite aos donos dos sites gerenciarem os conteúdos sem a necessidade de um conhecimento em programação. Usualmente os CMS são utilizados para blogs, mas, um site desenvolvido em WordPress pode ser facilmente adaptado para uma loja virtual, portfólio ou qualquer outra temática.

Um dos melhores pontos a serem destacados no wordpress é a sua interface intuitiva e amigável ao usuário. Com o wordpress você consegue publicar conteúdo de uma forma tão fácil quanto escreve um texto no word.

Tecnologias do wordpress

O wordpress é baseado na linguagem php e Mysql e javascript, tecnologias suportadas por praticamente todos os serviços de hospedagem de sites.

 

Quais tipos de site posso criar com WordPress?

A ferramenta é muito versátil para você criar muitos tipos de site, as possibilidades são quase infinitas. As mais utilizadas são:

  • Blog
  • Portfólios
  • Sites de Institucionais
  • Lojas online

 

Prós x Contras

Prós

Fácil instalação e atualização: Ao contrário de outros CMS, o WordPress é de fácil configuração e atualização.

Simples de gerenciar: Você não precisa de nenhum conhecimento em programação para realizar tarefas simples e diárias. Entre elas escrever, editar posts, fazer download de imagens, gerenciar usuários.

Design personalizável: Com milhares de temas WordPress já prontos para usar, você pode escolher um visual que se encaixa com seu nicho de atuação. Existem temas específicos para restaurantes, estudantes de medicina, pequenos negócios..

Funcionalidades personalizáveis: Você pode usar um monte de plugins para estender as funcionalidades do WordPress.

Comunidade engajada para ajudar. O WordPress tem uma comunidade mundial gigantesca e um fórum muito útil caso você precise de ajuda com seu site. Se você não sabe, não conhece algo ou tenha problema com qualquer coisa, você encontra ajuda e solução muito rapidamente.

Contras

Preocupações com segurança. Como a ferramenta roda em mais de 30% dos sites da internet, ele também é, frequentemente, alvo de ataques de hackers. Entretanto, se você instalar um plugin de segurança você consegue reduzir esse risco a quase zero.

Conteúdo de terceiros. Como a maioria dos plugins e temas  são criados por terceiros, às vezes eles podem ser um pouco bugados. Antes de instalar um novo plugin ou tema, sempre leia a descrição deles e as análises dos usuários para saber opinião de uso. E, se ainda assim não tiver certeza, pergunte ao suporte da comunidade sobre dicas e informações.

Tempo de carregamento de página. Se você tiver muitos plugins instalados, seu site pode ficar lento.

 

Bom pessoal é isso! Espero que tenham entendido o que é essa poderosa ferramenta de gerenciamento de sites.

 

Até a próxima!