O Que é CDN? Rede de Distribuição de Conteúdo

O Que é CDN? Rede de Distribuição de Conteúdo

 

Content Delivery Network (CDN) ou Rede de Distribuição de Conteúdo, são vários servidores que permitem que os conteúdos da internet estejam disponíveis com segurança e rapidez. Esse grupo de servidores são responsáveis por melhorar a experiência do usuário enquanto usa os recursos de uma mais eficiente.

Existem algumas empresas de CDN já conhecidas no mercado, são elas CloudFlare, MaxCDN entre outras, aqui na agência utilizamos uma cloud otimizada usando o CDN Gocache.

Como funciona uma CDN?

A CDN reproduz o conteúdo que está no servidor principal. Esse conteúdo é replicado em servidores de diversas regiões do mundo conhecidos como pontos de presença (PoP).

Sem o uso da CDN, quando o usuário acessar um site, o usuário envia um pedido ao servidor principal para acessar ao conteúdo. O servidor retorna ao pedido e mostra conteúdo ao usuário.

Esse processo leva tempo para ser concluído, o fator determinante para a velocidade do processo é a distância entre o usuário e o servidor.

Exemplo um usuário que está em São Paulo e acessa um site que está em um servidor em Londres vai levar um tempo para o usuário conseguir uma resposta com o servidor.

Já com a CDN a história é outra. Ao invés do pedido ir até o servidor principal os visitantes do site iram receber uma cópia do conteúdo já armazenado no servidor mais próximo. Assim o conteúdo entregue mais rápido para o usuário.

Benefícios de CDN

Existem algumas razões nas quais o uso da CDN é muito importante. Velocidade, custo e segurança entre outras, mas acredito que seja as mais importantes.

Melhora na performance

Se um usuário tentar acessar o site e página demorar mais de 3 segundos para mostrar o conteúdo bem provável que desista de acessar ao site.

Custo x Benefício

Que tal pagar menos em hospedagem e ganhar performance com a CDN?
Isso significa que você não precisa pagar muito para ter um serviço eficiente e que você mesmo possa otimizar. Outro ponto positivo é que não é preciso criar uma infraestrutura. A empresa de CDN é quem vai cuidar disso.

Segurança

A CDN quem vai gerenciar todo o tráfego do site, sendo assim garantindo que esteja sempre funcionando. Ela irá te ajudar a bloquear ataques maliciosos antes que chegue ao servidor principal.

Resumão

A CDN é importante tanto para os usuários que acessam ao site quanto para quem tem um site. Use a CDN sem medo para seu negócio se precisar acelerar as páginas mais rápidas e segurança, fazendo isso tráfegos intensos não serão problemas.