5 Tendências do Marketing de Influência e Como Elas Impactam a Jornada de Compra 

5 Tendências do Marketing de Influência e Como Elas Impactam a Jornada de Compra 

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Você sabia que o Brasil é o país com consumidores mais influenciados na hora de tomar decisões de compra? De acordo com dados do Statista, somos o segundo país que mais segue influenciadores, ficando atrás apenas das Filipinas. Essas informações foram reveladas no relatório Creator Economy, realizado pela Cadastra, que também analisou o comportamento dos brasileiros e como diferentes perfis de influenciadores impactam no consumo. Confira as principais tendências e descubra como elas se encaixam na jornada de compra.

  1.  Inclusão e diversidade de influenciadores: Os consumidores valorizam a criatividade, o apoio a causas sociais e a representatividade. Independente do objetivo das campanhas, os olhares atentos dos consumidores buscam por influenciadores que falem com eles e com quem se identifiquem.
  2.  Parcerias com nano e microinfluenciadores: Além de possuírem custos mais baixos, esses influenciadores tendem a apresentar maior engajamento e proximidade com o público-alvo, o que os torna uma opção cada vez mais relevante.
  3.  Vídeos curtos em alta: Plataformas como TikTok e Reels do Instagram têm se destacado com vídeos curtos que são fáceis de consumir. Eles capturam a atenção do usuário, oferecem entretenimento e, ao mesmo tempo, transmitem a mensagem da estratégia de forma leve e clara.
  4. Conteúdos autênticos e verdadeiros: Com o aumento do consumo de conteúdo na internet, as pessoas têm buscado por conteúdos autênticos que transmitam verdade e com os quais possam se identificar.
  5. Empresas com propósito claro e definido: Pesquisas revelam que 90% dos consumidores brasileiros confiam mais em empresas que possuem um propósito bem definido. Portanto, é importante que as marcas se posicionem, demonstrem seus valores e abram espaço para conversas com o público.

Diferentes perfis para diferentes jornadas:

De acordo com o estudo, uma iniciativa de influência bem-sucedida começa com a definição de um objetivo claro, que pode ser gerar awareness para a marca, gerar leads para serem trabalhados pelo Marketing e Vendas, aumentar a presença digital da empresa ou impulsionar vendas diretas no e-commerce. Considerando esses objetivos, há três estratégias usuais: ativação, campanha e embaixadores. A escolha do influenciador mais adequado para cada marca, estratégia e ocasião é essencial, levando em conta os cuidados de brand safety já conhecidos no mercado.

Criadores x Influenciadores:

O estudo faz uma importante diferenciação entre criadores e influenciadores. Os criadores são pessoas que, através da criatividade, produzem conteúdos originais para marcas, empresas ou clientes. Já os influenciadores utilizam as plataformas digitais e seu poder de engajamento para influenciar pessoas. Nem sempre são criadores de conteúdo, mas sua relevância permite que promovam produtos, serviços ou marcas para sua comunidade. Ambos estão inseridos na chamada creators economy, uma nova fase da economia em que os criadores de conteúdo podem monetizar e acessar a receita de suas criações.

✨ Saiba mais sobre as tendências do Marketing de Influência e como elas se encaixam na jornada de compra no artigo completo em: Link de Referência.

“O universo dos influenciadores e criadores, embora ainda tenha muito a ser explorado e pareça estar em constante evolução, já possui características bem estabelecidas. Um dos fatores mais relevantes na hora de influenciar é possuir uma personalidade que as pessoas reconheçam e se identifiquem. Quanto mais argumentos, informações e credibilidade forem transmitidos, maior será o nível de convencimento e influência”, conclui Hugo Novaes, sócio e VP do Creative Hub da Cadastra, líder da equipe responsável pelo estudo.

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