E ai galera, tudo beleza? Esta semana vou falar sobre conta digital vs tradicional qual a melhor a escolher? Você sabe quais são as diferenças entre esses tipos de contas? Com base em experiencias e irei apresentar as vantagens e desvantagens de ambas para que você próprio crie a sua conclusão. Vamos lá:

Conta tradicional

É uma conta corrente aberta em qualquer instituição financeira tradicional, ou seja, em bancos grandes, famosos e popularmente conhecidos que já estão no mercado há um bom tempo. Hoje em dia a grande maioria da população possui esse tipo de conta, é o famoso “mal necessário”. Essa conta possui algumas taxas que não são agradáveis para o seu usuário, salvo em alguns casos onde se é utilizado muitos serviços financeiros.

conta tradicional

Algumas vantagens de obter uma conta corrente em bancos tradicionais:

  1. Acesso a empréstimos e financiamentos mais rápido
  2. Facilidade em receber pagamentos
  3. Manter o seu dinheiro em local seguro
  4. Realizar saques e compras com uso do cartão

Preste atenção na hora de escolher em qual banco abrir esse tipo de conta, uma grande desvantagem da conta tradicional são as taxas e custos para manter esta conta, principalmente em caso de conta empresarial. Alem claro de toda a burocracia afinal quem nunca ficou em fila de banco tomando chá de cadeira esperando o gerente para ser atendido.

Conta digital

Agora vamos falar sobre as queridinhas do momento, a tão famosa conta digital. Ela também é uma conta corrente e sua grande diferença é que tudo é feito de forma digital. Esse tipo de conta é vinculado a um banco porem são empresas privadas inovadoras conhecidas pelo termo de Fintech que oferecem outros tipos de serviços alem de uma simples conta. Devido a conta digital ser totalmente digital nem todo mundo conhece ou possui algum tipo de contato. Apesar disso as startup do mercado financeiro estão em seu auge e com grandes chances de crescerem mais e mais.

Vejamos então algumas vantagens de obter uma conta digital:

  1. Taxas baixas ou praticamente zero taxa
  2. Nada de burocracia, fila ou agência presencial
  3. Acesso a qualquer hora, fácil, rápido e em qualquer lugar por meios de aplicativos
  4. Possibilidade de economizar ou rentabilizar o seu dinheiro

conta

Mas atenção, existe sim algumas desvantagens em relação a conta digital, uma delas é a não emissão de cheque e o não recebimento do mesmo, afim de evitar possíveis fraudes, falsificações ou roubos. Outra ponto que é importante ressaltar é que em uma conta digital por você não possuir agencia física, todos os atendimentos são exclusivamente on-line por meio de chat, e-mail e para realizar saques é apenas pelo bancos 24 horas. Então para o uso deste tipo de conta é importante que você entenda um pouco sobre tecnologia.

Conta digital vs tradicional: Qual escolher?

É importante analisar todos os serviços que serão utilizados e realizar uma comparação para saber qual vale mais a pena. Antes de abrir qualquer conta é necessário que se leia o contrato e tire todas as duvidas, evitando assim surpresas no decorrer da parceria. Eu espero ter ajudado você de alguma forma, compartilhe com seus amigos e caso tenha alguma sugestão ou duvida deixe nos comentários, até semana que vem!

Finanças