E ai, tudo beleza? No post de hoje vou falar um pouco sobre cartão de credito para empresa vale a pena? O cartão de credito é uma linha de credito entre tantas outras que possuem para empreendedores, mas será que ele é uma boa opção para quem já possui um negocio próprio?

Primeiro de tudo só para nível de conhecimento, vamos entender como funciona um cartão de credito. O cartão de credito empresarial é basicamente igual ao cartão de credito para pessoas físicas, ele possui um limite de credito, possui anuidade e opção de parcelamento da fatura, a solicitação também é igual, normalmente você pode solicitar diretamente na instituição financeira que você já possui uma conta corrente jurídica.

VANTAGENS DO CARTÃO DE CRÉDITO

cartãocredito

A primeira vantagem do cartão de credito é o fato de você conseguir controlar o limite a ser gasto, alem de conseguir centralizar as despesas em um só cartão e isso ajuda muito no gerenciamento das contas empresariais. Uma outra vantagem é poder deixar todas as despesas fixas na mesma fatura, ou seja, contas como energia elétrica, internet, telefonia fixa e móvel, água, entre outros podem ser colocadas para pagamento automático no cartão.

Vale lembrar também que por ser um cartão de credito, você sempre ira saber quanto é o valor total da fatura então caso você tenha definido um limite ou meta, antes mesmo de pagar você já saberá o valor total utilizado durante determinado período e quanto sobrou de limite para ser utilizado nos próximos meses. O que poucas pessoas sabem, é que taxas podem ser mais baixas e o limite costuma ser bem maior.

Seguindo ainda na lista de vantagens, existem ferramentas, softwares e aplicativos específicos que a unica forma de pagamento é através de um cartão de credito, por exemplo o disparo automático de newsletters (e-mail marketing). Mas lembrando que o fato de gerenciar todas as contas ajuda na hora de centralizar as despesas em um só lugar.

DESVANTAGENS DO CARTÃO DE CRÉDITO

cartão de credito

Bom, agora vamos para as desvantagens, começando pelo valor de credito, as vezes (principalmente no começo) pode não ser aquele valor que você tanto esperava. O limite de credito pode variar muito por que depende da analise de credito realizada pela instituição financeira, que é baseada em cima do faturamento da sua empresa.

Outra desvantagem também é o fato da facilidade em ter “dinheiro” rápido o que pode estimular gasto com itens supérfluos, afinal o cartão ta ali de fácil manuseio e as vezes por impulso você pode acabar cometendo um deslize.

Portanto o uso de um cartão de credito para empresa, requer muita disciplina pois em um determinado dia, a sua fatura é fechada, contendo todos os gastos do período anterior. Caso você não consiga arcar com o valor total ira ser cobrado juros em cima deste valor para a próxima fatura e dessa forma pode acabar ocasionado uma bola de neva e você pode acabar ficando endividado.

Existem alguns cartão de credito que são oferecidos não só pela instituição financeira, mas por órgãos de financiamento, como por exemplo o cartão BNDS ele tem como objetivo fomentar pequenos negócios, por isso, possui juros baixíssimos.

E ai com base nas vantagens e desvantagens citadas acima, cartão de credito para empresa vale a pena? Espero que com essas informações você próprio faça uma analise da saúde financeira da sua empresa e descubra se o cartão de credito empresarial é vantajoso ou não para o seu negocio. Até a próxima semana.