Olá, seja bem vindo o blog da Agência Action Play!

Nesse artigo eu vou te ensinar sobre análise SWOT, e se você ler até o final vai aprender como fazer um exame estratégico do seu negócio.

O mundo está progredindo a uma velocidade alta e as empresas não podem mais se acomodar perante este avanço. Você aí que está no mercado empresarial ou que pretender ingressar nesse tipo de jornada, deve se ater para um bom planejamento estratégico de trabalho.

Antes de começar no prático acredito que seja essencial saber O QUE É ANÁLISE SWOT, então vamos lá?

A sigla SWOT provem das palavras inglesas: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida no Brasil como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

A análise SWOT trata-se de um instrumento de gestão que auxilia o empreendedor a fazer o planejamento estratégico de sua empresa. É na atualidade uma das ferramentas mais conhecidas quando o assunto é marketing.

Deve estar vindo na sua cabeça um bicho de sete cabeças, mas tenho boas notícias não se preocupe, não há grandes mistérios em realizar uma análise SOWT, ela inclusive foi elaborada como como proposta de matriz justamente para promover sua elaboração e análise, de uma forma intuitiva e que segue regras de fácil aplicação. Agora acredito que você respirou aliviado ou aliviada.

VAMOS APRENDER O QUE SIGNIFICA CADA PALAVRA

Agora irei explicar o significado de cada palavra e com toda certeza você vai entender melhor, preparada? Ah se quiser pegar um papel e uma caneta vai te ajudar muito.

  • Forças: são os fatores presentes no ambiente interno e que se constituem como as vantagens, seus diferencias que sua empresa oferece sobre a concorrência;
  • Fraquezas: trata-se dos fatores no ambiente interno que causam perdas à empresa;
  • Oportunidades: são os itens externos que beneficiam a empresa devido a um cenário positivo
  • Ameaças: é o elemento externo que não desfavorece a empresa, podendo prejudicar o negócio em um cenário negativo de crise ou instabilidade política.

A matriz SWOT é um utensílio empresarial simples e objetivo a ser seguido, mapeando assim seu negócio.

Pronto! Agora que já sabe o significado de cada uma das palavras, vamos como inserir os dados, conforme imagem abaixo:

IMPORTANTE – PAUSA PARA ESSA INFORMAÇÃO

Devemos ficar atento com uma situação que passa desapercebido por muitos na hora de formular a análise SWOT e que requer muita atenção.

A observação do ambiente interno é o ponto chave da estratégia que determina suas forças e fraquezas, já o estudo do ambiente externo é quem auxilia e assim possibilita a definição das oportunidades e ameaças de sua empresa.

Outra sacada para os empreendedores é assumir as falhas no negócio e enxergar problemas na gestão. Seja sincero e tenha senso da realidade enfrentada no memento para que haja um bom resultado final e que a matriz SWOT não fique comprometida.

Mas tenha sempre em mente uma ideia fundamental para uma análise SWOT eficaz: o cruzamento das informações é básico e primordial para o sucesso da análise, pois seu objetivo é avaliar como as quatro áreas de análise se encaixam em seu propósito de trabalho e assim alcançar os resultados esperados.

Esse artigo fez algum sentido para você? Quero deixar um desafio para VOCÊ: crie a análise SWOT  do seu negócio e volta aqui para me contar o que descobriu, combinado?

Até a próxima!

Fonte: Pinterest