Visibilidade e Legibilidade de Fontes (tipografias) e Cores

Anúncio:

A cor e as tipografias são um meio de compreender diversos objetos, letras e coisas. Quando uma mensagem como titulo, marca ou informações são empregadas com o uso da cores, observe a necessidade de ver a cor de fundo dos mesmos para saber o contraste entre eles.

Toda e qualquer mensagem deve ser clara e altamente simples para um sentido de recepção e compreensão, e a legibilidade, e visibilidade torna assim uma memorização da mensagem. Deve levar em consideração a percepção da cor principal ao contraste.

Vale lembrar situações presente em algumas cidades, como caso de Nova Iorque nos Estados Unidos, o Táxi por sua vez é identificado por sua cor amarela como detalhes em pretos, isso faz com que seu contraste se destaque em uma cidade cinzenta.

Há outros contrastes bem interessantes que podem ser aplicados e gerar uma boa visibilidade, é o caso do preto sobre o amarelo, verde ou azul, o vermelho sobre o amarelo, ou até o branco. Ainda o branco sobre o azul ou preto, e o amarelo sobre o preto

Em trabalhos impressos, são usados os pigmentos (substâncias coloridas nas tintas de impressão) que provocam a visão da cor, isto é, a cor aparece por síntese substrativa de radiação.

Este sistema é conhecido com policromia ou seleção de cores CMYK = Ciano, Margenta, Yellow, Black. De modo geral estas cores são separadas em fotolito para serem impressa. Em breve vou trazer aqui no blog um conteúdo explicativo sobre esse assunto. Quero você comentando se gostaria de saber mais…

Quero destacar que neste momento não vamos entrar no âmbito de produção gráfica, mas fica o meu compromisso de compartilhar sobre isso, modesta parte é uma das áreas que eu mais gosto de falar.

Importância de entender Tipografia x Cores

Por fim, quero destacar as inúmeras possibilidades de comunicação visual através do uso das fontes, mas que devemos escolher de acordo com objetivo da mensagem, com as características do público, e o meio onde essa mensagem será veiculada. Nosso objetivo como comunicador visual é não perder a legibilidade e visibilidade da mensagem impedindo a compressão clara do conteúdo apresentado.

É de total importância considerar o tamanho das fontes (tipografias) para aplicação de uma cor mais leve ou mais pesada. Cores escuras em fontes (tipografias) sobre fundos escuros ficam ilegíveis qualquer que seja o tamanho. As cores claras devem ser aplicadas em contrastes escuros, ou por sua vez, caso tenha um fundo claro, observe em não colocar fontes (tipografias) muito pequenas pois pode não ficarem legíveis.

Então é isso, espero que você tenha compreendido mais sobre esse assunto, conto com sua participação nos comentários e assim trazer ainda mais conteúdo do mundo do desing para você.

Ficou com alguma dúvida, coloque nos comentários e até a próxima!!

Fonte: Psicodinâmica das cores em comunicação – Modesto Farina.

Anúncio: