Tendências de Design 2020

Separei algumas das principais tendência do design para o ano de 2020, confira se a sua marca ou empresa está aplicando e com isso ficando mais perto dos seus clientes.

Vejo de forma incrível como as marcas sejam elas grandes ou pequenas tem compreendido a importância do designer para identidade da vida da empresa, isso se torna ainda mais notório quando percebemos que hoje graças as redes sociais e multi-telas tem colocado um mundo de possibilidade criativas e que as marcas precisam estar inseridas nestes cenários.

Vamos lá:

Logotipos Adaptativos

Com a linguagem dos novos meios de comunicação (smartphones, tabletes) e muito mais. Os designers têm a missão de identificar a melhor linguagem para esses dispositivos, resultando assim no design adaptativo em inglês responsive design.

Você pode identificar facilmente que as grandes marcas vêm aplicando este novo conceito em sua logotipia.

Tendências de Design 2020 - logotipos responsive

Joe Harrison, designer gráfico, desenvolveu um projeto chamado de Responsive Logo, onde ele foi capaz de criar logotipos que podem ser aplicados em múltiplas escalas, sendo estes chamados de logotipos escalonáveis.

Tendências de Design 2020 - logotipo responsive

Gradiente (Dégradés)

Um dos estilos mais comuns usados a tempos atrás em algumas apresentações, botões interativos, layout de sites e se não, em alguns materiais impressos. Mais em meados de 2007 um novo estilo tomava conta dos criativos a chegada de estilo mais clean e leve o flat design (design plano).

Tendências de Design 2020 - gradiente

Os gradientes, vem tomando uma grande presença nas últimas aplicações e parceria com o flat design tornando assim ambientes digitais muito mais atraentes no seu visual quanto na sua aplicabilidade. Essa evolução dos gradientes nessa nova geração teve um termo conhecido no mundo do design como Flat 2.0 ou semi-flat design.

Perceba que marcas como Instagram, e templates de aplicativo, site de startup exploram intensamente este estilo visual.#tendencia2020

Tendências de Design 2020 - gradiente

Profundidade

Elementos visuais são capazes de gerar reações espontâneas nas pessoas, e hoje em um ambiente digital somos impulsionados a praticar alguma ação na tela, seja uma atenção para anúncios no adsense ou as vezes um atrativo de botão de ação.

Tudo isso, foi condicionado graças a profundidade gerando através de sombras e camadas. Permitindo assim, elementos em 2d possa gerar uma ilusão 3d.

Dessa tendência para 2020 podemos perceber que designer estão explorando com mais energia neste atributo. O Google Material  Design reintroduziu o conceito como aprimoramento na experiência do seus usuários. Estes novos ciclos das profundidades, foram aplicados sombras de grandes proporções, as vezes suaves e coloridas, com intuito de dar um ar relevo  leveza as novas ilustrações.

Tendências de Design 2020 - imagem com profundidade

Tendências de Design 2020 - imagem com profundidade

Tipografia

Como falar de tendências para designer e não falar delas, as fontes, a comunicação por sua vez tem um dos elementos fundamentais para expressar uma mensagem e fazer uso dela com estilo visual pode ser extremamente impactante.

Tendências de Design 2020 - fonte: Helvética

Fontes sem serifas como o caso da Helvetica que ficaram bem conhecidas não serão tão presentes nestes próximos anos, uma das grandes tendências é o uso de fontes mais artísticas e extragrandes.

Será possível a encontro de fonte decorativas e estilosas por representar por sua vez uma linguagem diversificada e personalidade. Vale destacar o cuidado com telas pois suas leituras podem ser prejudicadas, levando em conta um bom contraste pode ser possível não haver erros.

Uma boa dica que deixo aqui é o Google Web Fonts onde você pode encontrar estilos e claro que facilitar a vida dos desenvolvedores web, pois não nada mais agoniante para um design, criar uma identidade para uma marca e no site da empresa a fonte é modificada por não incorporada na estilo css. Não é mesmo João Paulo?

Confira abaixo algumas das fontes que faram presença no cenário dos próximos anos.

Tendências de Design 2020 - fontes

Tendências de Design 2020 - fontes

 

Conclusão

Bom espero que você tenha gostado destas tendências do design gráfico para próximos anos, neste mundo das diversas possibilidades o que sabemos que vemos explorar tudo que a inovação para a comunicação seja eficiente e clara.

Tudo é um papel branco que nós como design devemos ilustrar para deixar o mundo um lugar muito melhor para se viver.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, coloque nos comentários que será um prazer em te responder.