Olá amigos do blog da Agência Action Play, estou trazendo neste artigo um conteúdo que pode ajudar a esclarecer mais como e quando escolher os logotipos(institucionais e promocionais) ideal para representar a sua empresa, produto ou serviço. 

Vamos lá pode ser que você tenha visto diverso logotipos para realizar um compra de produto, e sabe a importância para criar credibilidade e valor para uma empresa. Há empresas que a sua marca é mais valiosa do que todo o seu patrimônio.  

E como criar um logotipo que crie uma sintonia com seu público e além disso seja capaz gerar confiança ao longo dos anos e sendo lembrado por todos em vários faixas etárias e classes sociais e entre outros interesses. 

 

Grandes Marcas e seus Logotipos
Marcas valiosas como Google, Facebook, Amazon, Apple, Coca Cola, Nestle entre outras, além de suas histórias de sucesso e qualidade na entrega de seus propósitos, elas sabem com ninguém como que quando fixando a imagem da sua logo é possível uma tomada de decisão em segundos, e tudo são empregados atrás desta letras, símbolos e ícones, que são representadas toda uma estrutura e seu time de colaboradores. 

Então vamos lá! 

 

WORDMARK (Texto)  
Já ouviu falar deste exemplos de logotipos, neles são empregada apenas letras, como o caso da logo do Google, Yahoo, Coca Cola, Disney. 

Uma dica é fazer uso para marcas que estão iniciando, por mais que marcas consagradas façam uso este tipo, também é capaz de transmitir uma linguagem de leveza e simplicidade. 

 

Lettermark (iniciais) 

Neste caso, são logotipo que fazem uso de letras mas apenas utilizando as iniciais ao invés do nome da marca. 

Veja o caso da marca IBM por sua vez é mais fácil a pronúncia do que Internacional Business Machines  

 

Mais outro exemplo de logotipo é o da CNN que por sua vez não é tão comum ser falada tratada por Cable News Network  

 

Brandmark (símbolo ou ícone) 

Sabemos que uma imagem vale mais do que mil palavras, sendo assim uma marca ao fazer uso para identificar ao mercado pode ser uma estratégia para representar mundialmente em diversos idiomas.  

Veja o caso da Nike, Apple, Shell entre outras. 

Quebra de Página 

Combination mark (texto e símbolo) 

Neste exemplo de logotipo é dos mais utilizando pois combina texto e símbolo. Além de mostrar o nome da empresa, ele mostra quais são os seus objetivos e missão como identificação já de cara da marca.  

Bons exemplos são a Adidas, Amazon, Lacoste 

Figura 2 

 

Emblema (texto dentro de símbolo) 

Os emblemas não são flexíveis, sendo a que os elementos não podem ser separados. Porém, o logotipo ficará mais compacto. 

Além disso, os símbolos gráficos e os textos são encaixados facilmente. Exemplos são o Starbucks. 

Logo Starbucks 

Por fim, recomendo sempre uma dose de percepção, onde o exagero pode causa a confusão visual e assim afastado o público da identidade com marca. 

Outro detalhe importante é explorar a criatividade sem perder a simplicidade e coloque no papel as ideias para fazer uso da dicas apresentar na criação do logotipo da sua marca ou produto.